Skip to content

RELATÓRIO ANUAL 2019

AOS PARCEIROS DO MOVIMENTO DO EVANGELHO.

É um privilégio verificar o impacto que a City to City (CTC) está causando em várias cidades do mundo. Aterrissamos no Brasil, concentrando-nos nas duas maiores cidades, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, Recife, no Nordeste, foi alvo de uma viagem exploratória e sediará, em 2020, um evento catalizador chamado, “O Evangelho na Cidade”. 

A City to City é um movimento global, que atualmente, já atua em mais de 75 cidades globais ao redor do mundo. Estamos comprometidos com o apoio e treinamento para Plantação e Revitalização de Igrejas Centradas no Evangelho, cuja visão é ver um movimento do Evangelho na cidade, a partir dos grandes centros urbanos.

Alguns dos nossos eventos realizados esse ano, como a Conferência Nacional, o treinamento intensivo Internacional em Monterrey, e o treinamento das Incubadoras em São Paulo e Rio de Janeiro, reavivam o porquê de fazermos o que fazemos na CTC. Minha expectativa é que, através deste relatório, você tenha uma visão da CTC Brasil: ver o Evangelho de Jesus Cristo transformar vidas e impactar cidades. É simples assim. Nossa conexão é com a cidade através do treinamento e relacionamento centrado no Evangelho para líderes estratégicos. 

Dedique um tempo para ter uma amostra do que fazemos e do trabalho que ocorreu no Brasil em 2019, assim como tem acontecido em todo o mundo. 

Que Deus te abençoe,

Leandro Pinheiro

Diretor CTC Brasil

SOMOS PARTE DE UM MOVIMENTO GLOBAL.

Trabalhamos lado a lado com a City to City América Latina, Europa, Ásia e América do Norte para impulsionar uma visão centrada no Evangelho, com suporte de líderes de diferentes partes do mundo.

TRABALHAMOS EM EQUIPE PARA SERVIR NO REINO.

Durante o ano 2019, tivemos mais de 160 voluntários envolvidos e trabalhando para a realização da conferência e treinamentos oferecidos por nós

A NECESSIDADE.

NOSSO FOCO SÃO AS CIDADES. DEUS NOS CHAMA PARA ALCANÇAR, AMAR E SERVIR A CIDADE.

"

Mais da metade da população do mundo vive em áreas urbanas. A população de São Paulo lidera o ranking de municípios mais populosos do país, seguida pelo Rio de Janeiro (6,520 milhões de habitantes), Brasília (3,039 milhões) e Salvador (2,954 milhões de habitantes).

As cidades do mundo só continuarão a crescer – estima-se que dois terços das pessoas viverão nas cidades até 2050.

E se o Evangelho capturasse o coração das pessoas que moram nessas cidades? E se o amor de Cristo moldasse os líderes municipais, policiais, donos de empresas, professores, artistas e baristas?

Quando o Evangelho está em ação, os líderes defendem populações marginalizadas, os imigrantes e os refugiados são tratados com dignidade, os adolescentes em risco são vistos como portadores da imagem de Deus e pessoas influentes são generosas com seus recursos. Há civilidade estendida entre pessoas de diferentes origens. O Evangelho traz renovação e florescimento.

A visão da CTC é ver o Evangelho de Jesus Cristo transformar vidas e impactar cidades. À medida que as cidades crescem, o trabalho da CTC é mais crucial a cada ano que passa. 

— Steve Shackelford

A NECESSIDADE.

NÓS TREINAMOS LÍDERES PARA COMEÇAR ESTE TIPO DE IGREJA:

  • Igrejas onde o Evangelho é pregado e vivido para o bem comum da cidade.

  • Igrejas nas quais o ensino é biblicamente correto e aplicado às perguntas das culturas.

  • Igrejas que colaboram e cooperam com outras igrejas e denominações. 

  • Igrejas em que as pessoas estão sendo transformadas pelo Evangelho de Jesus Cristo, aplicando sua fé à sua obra e cuidando dos necessitados.

  • Igrejas que buscam ser autossustentadas e generosas.

  • Igrejas onde os cristãos são edificados e os céticos são bem-vindos.

O MOVIMENTO.

CONFERÊNCIA CTC BRASIL (MAIO).

A conferência foi realizada entre os dias 20 e 24 de maio, nas duas principais cidades do Brasil e em três locais diferentes. Graças a Deus pelo alcance de cerca de 6.750 pessoas e uma representação de 264 denominações presentes ao evento.

INTENSIVO MONTERREY, MÉXICO (OUTUBRO).

O Intensivo Internacional é um treinamento de 17 dias, onde os participantes são integrados à um programa voltado para atender o processo de plantação de Igrejas. 

Diante da realização do Intensivo Internacional, no mês de outubro, em Monterrey, México, 6 participantes integraram a comitiva brasileira. O resulto gerado, foi o entusiasmo com que a delegação voltou por tudo que viveram com plantadores e líderes de diferentes lugares do mundo, pensando sobre a Centralidade do Evangelho e todos os aspectos do processo da plantação de igrejas.

INCUBADORA SÃO PAULO, MÓDULOS 0 E 1 (NOVEMBRO).

Após o período de divulgação para as duas primeiras turmas da Incubadora no Brasil, mais de 180 pessoas de 16 estados inscreveram-se para seleção. Após a pré-seleção e entrevistas, 50 participantes, foram selecionados e estão sendo treinados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. 

O próximo passo é oferecer a Incubadora para os 130 inscritos que estão na lista de espera. 

Conheça alguns dos plantadores e igrejas que estamos apoiando:

INCUBADORA RIO DE JANEIRO, MÓDULOS 0 E 1 (NOVEMBRO).

CASES.

SÃO PAULO: PLANTAÇÃO DA IGREJA NOVA CIDADE.

RIO DE JANEIRO: PLANTAÇÃO DA IGREJA PRESBITERIANA CARIOCA.

NÚMEROS.

A história de 2019 vai muito além desses números. A CTC fortaleceu e incentivou diferentes igrejas existentes, plantou sementes que renderão pastores mais preparados, igrejas relevantes para as cidades e ajudou a conectar igrejas e líderes para colaboração e comunhão. Presenciamos igrejas, redes e ecossistemas começarem para promover o reino de Deus nas cidades brasileiras.

IMPACTO REGIONAL.

Para equipar e capacitar redes locais e líderes, a CTC trabalha em estreita colaboração com afiliadas regionais localizadas em todas as regiões do país.

Os afiliados regionais da CTC conectam e apoiam líderes e pastores da rede. Em todas as afiliadas, os mesmos valores estão presentes: apoiar e equipar líderes locais leva a uma multiplicação efetiva.

NECESSIDADES PRINCIPAIS.

  • Oração: Expandir a estratégia para envolver milhares de pessoas, em oração regular, por cidades, igrejas e líderes nas cidades.

  • Diversidade: Envolver mais representantes de comunidades carentes para integrarem-se à modelagem do futuro da CTCBR.

  • Financiamento: Recursos para desenvolver liderança e treinamento nas cidades brasileiras. 

  • Treinamento: Uma equipe de treinamento completa para atender as oportunidades em todas as regiões do país.

  • Mentoria: Embora a equipe de treinamento se concentre no plantador de igrejas no estágio de pré-lançamento ou início da igreja, é necessária uma equipe de coaching para ajudar os plantadores de igrejas experientes a manter as igrejas vivas, pessoais e saudáveis.

  • Catalização: Recrutar plantadores de igrejas para o primeiro laboratório Intensivo de treinamento, no Brasil. Além disso, mobilizar 125 plantadores de igrejas nos próximos cinco anos para cumprir os desafios de apresentação.

  • Embaixadores: Engajar pessoas que apoiarão o trabalho com oração, conexões e recursos.

  • Equipe: É necessário aumentar a força tarefa para atender as necessidades deste país continental com mais de 200 milhões de pessoas.

  • Trabalhadores: Identificar mais plantadores e líderes de igrejas que respondam às oportunidades nas regiões em torno das cidades HUBs.

  • Colaboração: Apesar dos diferentes modelos e métodos, maior colaboração entre os ministérios para promover o evangelho por meio da plantação de igrejas.

O QUE VEM POR AÍ?

+ Treinamento para treinadores e mentores;

+ Incubadoras em outras regiões do país;

+ Evangelho na Cidade;

+ Intensivo Internacional;

+ Parakaleo caminha ao lado de mulheres na plantação de igrejas, a palavra grega para “acompanhar”, dedica-se a garantir que os dois membros da equipe de plantação de igrejas recebam treinamento e cuidados centrados no evangelho. Parakaleo, especificamente, cria um espaço relacional para as mulheres se envolverem com o evangelho que as conduz para abraçar e viver sua identidade mais verdadeira. 

Agradecemos a Deus pelo ano 2019 e a você por estar conosco nessa jornada.

Esperamos com confiança, no Senhor, que em 2020 consolidemos nossos relacionamentos com os plantadores e suas igrejas em diferentes regiões do Brasil. 

Eu plantei a semente, Apolo a regou, mas Deus tem feito crescer. Portanto, nem quem planta nem quem rega é nada, mas somente Deus, que faz as coisas crescerem. Aquele que planta e quem rega têm um propósito, e cada um será recompensado de acordo com seu próprio trabalho. Pois somos cooperadores no serviço de Deus; você é o campo de Deus, o edifício de Deus. 1 Coríntios 3:6-11